
Exercícios de imaginação
Gostaríamos de salientar uma componente importante do desenvolvimento de uma criança – a imaginação.
É esta capacidade que permite criar novas imagens, ideias, pensamentos. Gradualmente, a imaginação, de recriar imagens, torna-se criativa.
Os psicólogos dizem que a imaginação se desenvolve mais intensamente, aproximadamente, no período dos quatro aos dez anos. Isto é imediatamente evidente quando a criança começa a inventar alguma coisa, por vezes de forma manhosa. Se deixar passar este processo, não é verdade que a própria criança seja capaz de o desenvolver e, no futuro, a imaginação passará a uma forma passiva de sonho.
Se oferecermos a uma criança de seis anos que invente um conto de fadas ou que componha uma história para um jogo – e ela começará facilmente a contar uma história sobre um gato voador, uma abóbora falante ou uma escola para abelhas. A imaginação das crianças funciona sem interrupções nem férias.
Agora imagine-se a dar a mesma tarefa a um adulto. Haveria uma ligeira hesitação no início e depois perguntas: “Podemos ter um exemplo?”, “Existe um padrão?”, “Porquê fazer isto?”.
A capacidade de imaginar desvanece-se frequentemente com a idade. Mas é ela – a imaginação – que está na base de todas as realizações extraordinárias deixadas à humanidade por pessoas brilhantes que se caracterizaram por uma elevada atividade de imaginação.
Propomos uma seleção de exercícios simples e interessantes para o desenvolvimento da imaginação que darão prazer às crianças, aos adolescentes e até aos seus pais. Estes exercícios ajudarão a ultrapassar os limites habituais da ideia do mundo e dos objectos que nos rodeiam, dotando-os de novas propriedades.